quinta-feira, 24 de julho de 2008

Baman: O Cavaleiro das Trevas, por Anderson


Aviso aqui que o texto contém vários SPOILERS!!!

Ta ok! Antes de começar vou deixar bem claro: Sou sim, super fã de Batman. Tentarei fazer que isso não me influencie na critica rsrs.
Perdi dois ônibus, e quando peguei um fui em pé, mais tudo bem. Valeu a pena. Cheguei quase que atrasado, correndo.
Inicio do filme. Cena do banco fantástica. Daquele ponto, tem-se uma idéia do que vira pela frente. Coringa e seus capangas nem ai pra ninguém. Alias, o próprio palhaço destacou-se neste quesito. Ele apenas queria dar “uma classe melhor de criminosos”. E conseguiu. Conseguiu com força. Heath Ledger sem duvidas nenhuma fez com maestria o seu papel.
Christian Bale. Este se mostrou mais complexo, em relação ao filme de 2005. Batman ali está com a duvida se deve ou não continuar como o justiceiro mascarado. Esse assunto percorre o filme inteiro, pairando com a historia mostrada de Harvey Dent. Alias outro personagem bem aprofundado. Porém, ao meu ponto de vista, apenas Harvey Dent. Duas Caras eu comentarei a pouco. Aaron Eckhart esta sensacional. Ele atuou com alma, e mostrou que realmente Harvey queria limpar a cidade.
Ta ok! Voltemos no Coringa. O personagem mais esperado, mais questionado e com certeza mais admirado. Heath Ledger ficou simplesmente aterrorizante. O que foi aquela mágica do lápis? Jogada de mestre. E a historia de suas cicatrizes? Remete-nos rapidamente a famosa historia “Louco Amor”, que conta ali como foi a origem da Arlequina.
Suas risadas sarcásticas, suas ironias para Batman. O Palhaço do Crime deu ao homem morcego, a batalha mais difícil de sua vida: lidar com a insanidade. Como citado anteriormente, Coringa não queria dinheiro ou lucro. Ele queria mortes, magnitude e o mais importante: Medo. E ele conseguiu. A platéia ia ao delírio em suas principais cenas. Destaca-se aqui, a cena do hospital, já depois da transformação do Duas Caras. A sua face de revoltado, por não ver o seu brinquedinho funcionar foi hilária. Assim como sentimos sua decepção ao ver que os fogos não acenderam nas balsas.
A cena da briga, no meio de Gotham, ainda quando ele cambaleia saindo do caminhão tombado, é de se admirar.
Destaca-se também a cena do interrogatório. Que cena. Fabulosa. Coringa e Batman cara a cara. “Você me completa”, disse Coringa ironizando-o quando Batman pergunta sobre joker o querer matar. É de se admirar.
Falemos agora de Rachel. Maggie Gyllenhaal ficou excelente como a namoradinha de Batman. Diferente de outros filmes, sua morte serviu como lição e inspiração para alguns personagens. A promotora mandou muito bem, e participou de cenas fantásticas como a da festa para Harvey Dent, em que ela enfrenta cara a cara o Coringa.
Seu relacionamento mal resolvido com Bruce foi perfeitamente amplificado. Sua carta de despedida para o Sr. Wayne foi claramente intensa. Será que fez bem Alfred nunca entregá-lo?
A cena que antecede sua morte, fora ali, a explicação da famosa pergunta: Por que substituir Katie Holmes. Depois daquela cena, não precisa perguntar mais nada. Pena que Gyllenhaal não estará nos próximos.
E o Duas Caras? Bom, tenho que confessar aqui, que sua participação no filme não me satisfez. Acho que o personagem poderia ter sido mais bem desenvolvido. Sua suposta morte colocou fim de vez a sua participação que teria tudo para dar um grande vilão no terceiro filme. Mas, vejo que isso é um alfinete perto de todo o desenrolar da trama.
Michael Caine e Morgan Freeman estão excelentes. Nas cenas em que aparecem, cumprem seus papeis e tem importantes intenções em toda a historia.
E Batman? O dono do filme. Batman aparece quando deve aparecer. Ele continua intimidador e o herói que deve ser. Porém, como era de se esperar, ele acaba perdendo território para o vilão. Fazer o que não é?
Christopher Nolan repetiu seu feito de 2005. Cenas de tirar o fôlego, fendas com ganchos sensacionais e o melhor de tudo: o seu famoso realismo, que ganhou ali novamente o topo.
Cenas sensacionais: O surgimento da Bat-Pod, a cena da festa, Coringa x Batman, Morte de Rachel, Coringa no Hospital... A ta bom, o filme todo rsrs.
O roteiro é extremamente trabalhado. “Esta cidade merece uma classe melhor de criminosos. E eu vou dar isso”, “ Eu sou como um cachorro correndo atrás do carro”, “Batman, você me completa”.
Perfeito. Preciso falar mais?
Batman – O Cavaleiro das Trevas, vingou. E vingou bonito. Esperemos sua bilheteria e seus prêmios, que com certeza vira algum. Com menos de 24 de horas de exibição fez 18,5 milhões de dólares em 3.040 salas na noite da quinta-feira, superando o recorde de A Vingança dos Sith, que somou 16,9 milhões em 3.663 salas. O último Star Wars acabou fazendo 50 milhões em suas primeiras 24 horas de exibição. Vale ressaltar que não calcula ainda as sessões de 3h e 6h da manhã.
Parabéns Nolan, parabéns Bale e parabéns Ledger. Isso prova que este grande ator não morrera, e sim eternizado, como um grande vilão e como uma brilhante atuação. Um filme que mesclou Policial, Drama, Suspense. Posso afirmar que pelo menos para mim (e tenho certeza que pra muita gente): entrou para história.


0 comentários: