quarta-feira, 16 de julho de 2008

Especial "Why So Serious?" - Batman Eternamente (1995)


Falamos dessa vez do terceiro filme do Homem-Morcego no Universo Nerd!

A franquia de Batman no cinema havia começado bem. Um diretor com idéias Góticas, um personagem Gótico, um filme Gótico. Tim Burton havia trago essa dimensão para os dois primeiros filmes do Homem-Morcego - Batman (1989) e Batman, O Retorno (1992). Mas tudo o que ele havia construído foi simplesmente trocado em uma nova parte na franquia.
O Batman Returns de Tim Burton foi bem recepcionado nos cinemas, mas nem tanto quanto o primeiro filme de 1989. O diretor fora contratado para outro projeto e por causa disso Michael Keaton desistiu do longa e se recusou a filmar como Batman.
Em 1994, Batman caiu nas mãos de um produtor conhecido, afinal estávamos falando do diretor de “Um dia de fúria”, Joel Schumacher. Quando foi anunciado, os fãs de Batman respiraram aliviados, afinal Batman poderia cair nas mãos de qualquer um. O elenco foi sendo formado um a um, e Joel Schumacher havia chamado um ator que finalmente tinha porte para ser um Batman. Estamos falando de Val Kilmer (Top Gun), que era alto e não semicalvo, como seu antecessor. Os vilões foram preenchidos um a um e o Charada de Micky Dolenz foi substituído pelo Charada de Jim Carrey, afinal ele estava fazendo sucesso, após o lançamento de “O Máskara”. Billy Dee Willians também foi substituído e Tommy Lee Jones assumiu o papel de Duas-Caras. Chris O´Donnel foi chamado para viver o parceiro de Batman, o Robin. E para completar o time, o papel que foi oferecido para René Russo foi preenchido por Nicole Kidman, que subiu para o estrelato após o filme.
O problema é que Joel Schumacher exagerou na dose, não tanto quanto no seu sucessor (Batman & Robin), mas realmente cometeu mancadas que poderiam ser muito bem reparadas. Joel Schumacher trocou o tom “Dark” de Tim Burton por um design diferente, e a perfeita trilha de Danny Elfman pela trilha de Elliot Goldental.
Mas o filme também não tem apenas seus pontos baixos. Algumas cenas são reconhecíveis ao extremo, quanto dos quadrinhos, quanto à série animada de 1992.
A cena em que Batman cai na armadilha no túnel do metrô em obras e soterrado por um monte de entulho e levemente baseada em uma história dos quadrinhos em que Batman também cai na armadilha de Duas-Caras e é esmagado por uma moeda gigantesca.
As seqüências finais do filme com o ex-promotor de Gotham também tem suas raízes. A cena onde Batman é obrigado a escolher entre a Dr. Chase foi inspirado numa antiga aventura dos quadrinhos, mas com personagens trocados. Nos quadrinhos, Robin tem que escolher entre Batman ou um inocente a ser massacrado por Duas Caras. O truque usado por Batman no final (onde ele joga várias moedas para confundir Duas-Caras), também foi usado na série animada, no episódio onde é contada a origem do vilão.
Outros detalhes já existentes no mundo do Batman também tiveram pequenas participações, como o Asilo Arkhan que é idêntico ao mostrado na série animada. O teste psicológico (Rorschach) pendurado no consultório da Dr. Meridian é o mesmo usado pelo Coringa na edição especial de Batman “Asilo Arkhan”. Dos filmes antigos sobrou Michael Gough como o fiel mordomo Alfred, e Pat Hingle como o Comissário Gordon.
Analisando de um modo geral Batman Eternamente é um ótimo filme do Homem-Morcego (da franquia antiga é considerado o 2º melhor filme perdendo apenas para Batman Returns), com cenas de ação magníficas e momentos inesquecíveis (como as tomadas finais).
Batman Forever começa, quando o Homem-Morcego, tenta deter mais uma vez o Duas-Caras que tem agora como aliado o Charada, que anteriormente era Edward Nigma, um aplicado funcionário da Wayne Enterprises que é despedido após demonstrar um sinistro aparelho que meche com ondas cerebrais. Os dois têm um plano diabólico: Descobrir a identidade do Batman e destruí-lo de uma vez por todas. Enquanto isso, Bruce Wayne, o alter ego de Batman, passa por problemas particulares. Pesadelos envolvendo a tragédia que o transformou em um combatente do crime continuam a atormentá-lo. Nisso aparece em sua vida a estonteante Chase Meridian que se sente atraída por Batman. Forma-se um Triangulo amoroso...Que envolve apenas duas pessoas. Mas Batman terá um aliado na luta contra o crime: o órfão Dick Grayson que vai se tornar Robin para vingar-se de Duas-Caras, o responsável pela morte de seus pais.
No final, Batman Eternamente conseguiu 336,5 milhões de Dólares no cinema, e uma continuação dirigida também por Schumacher.

Ficha Técnica

Título: Batman Eternamente (Batman Forever).
Distribuição: Warner Bros.
Ano de produção: 1995
Faturamento nos Cinemas: 336,5 milhões de Dólares.
Elenco: Val Kilmer, Tommy Lee Jones, Jim Carrey, Nicole Kidman, Chris O´Donnell, Pat Hingle e Michael Gough.
Música de: Elliot Goldental.
História de: Lee Batchler e Jane Scott Batchler.
Produção: Tim Burton.
Direção: Joel Schumacher.


0 comentários: