quarta-feira, 16 de julho de 2008

Especial "Why So Serious?" - Batman e Robin (1997)


Agora eu (Anderson) falei do último filme do cavaleiro das trevas no cinema (até a chegada de Batman Begins)

Após a resposta positiva ao filme de 95, e com Batman e Robin correndo em frente ao bat-sinal ao final de Batman Forever, já era praticamente confirmado mais uma continuação. Novamente sob os olhares de Joel Schumacher, Batman & Robin chegou aos cinemas em 1997.

Um pouco colorido demais, o filme segundo fontes oficiais, foi uma exigência da própria produtora: “Um filme leve”. Porém, para muitos e muitos, essa foi a pior adaptação de batman no cinema. George Clooney, que posteriormente viria chamar o seu batman com mamilos de gay, subiu ao alto escalão após encarnar Bruce Wayne. Chris O´donnel repetiu o seu papel de Robin e para completar o time de heróis, Alicia Silverstone entrou como a Batgirl.
Os cenários continuavam praticamente os mesmos do filme anterior, com exceção da batcaverna, que fora destruída pelo charada, e um ou outro inédito ambiente. A trilha ficou também a cargo de Elliot Goldenthal, que mudou apenas alguns acordes.

Os vilões tiveram destaques também no filme. Arnold Schwarzenegger interpretou um triste Mr. Freeze, que nas horas vagas cantava com seus capangas enquanto usava pantufas. Uma Thurman esteve bem como Hera Venenosa e cumpriu seu papel. Bane, foi colocado como um guarda costas da botânica Jeep Swenson jogando-o assim para coadjuvante. O personagem praticamente não teve aproveito.
A trama se resume em Batman & Robin caçando Mr. Freeze. Este se alia a Hera Venenosa que tem um plano de extinguir a raça humana, e recriar a vida com suas plantas mutantes. Nesse meio tempo, Dick Grayson tem a sua crise de menino rico, e Bárbara Wilson (sim, e não Gordon), chega na historia como sobrinha de Alfred. Os três se unem já no final da fita, para destruir os planos dos vilões.

A fotografia do filme é bem feita, assim como designer de Bárbara Ling.
Mas, como a barca sempre tende a virar pro lado mais fraco, o filme deixou um pouco a desejar. Soando mais parecido como uma adptação da série dos anos 60, Batman & Robin é um pouco colorido para o universo batman e acabou finalizando a antiga franquia, deixando batman em segundo plano nos cinemas até em 2005.
Mas como seria dito e enfatizado no seu sucessor: “Para quê caímos? Para podermos nos levantar!”.


Ficha Técnica –

Título: Batman&Robin
Distribuição: Warner Bros.
Ano de Produção: 1997.
Faturamento nos Cinemas: 238,2 milhões de Dólares.
Elenco: Arnold Schwarzenegger, George Clooney, Chris O´Donnell, Uma Thurman, Alicia Silverstone, Michael Gough, Pat Hingle e Elle Macpherson.
Música de: Elliot Goldental.
História de: Akiva Goldsman.
Produção: Peter Macgregor – Scott.
Direção: Joel Schumacher.


1 comentários:

Vítor Gabriel disse...

Acho que o Anderson foi MUITO generoso com esse filmes...Deve ter bebido antes de assistir..só pode...2 esrelas? 2? Isso merece um 0 bonito !