quarta-feira, 9 de julho de 2008

Especial "Why So Serious?" - Batman o Retorno (1992)


Dessa vez, o especial vai pro filme Batman O Retorno ! Depois do estrondoso sucesso com seu filme anterior, uma continuação era praticamente certa.
E ela aconteceu. Parte do elenco voltou à cena... E Burton também. E, talvez, esse tenha sido o maior erro da seqüência. Depois de o diretor alcançar o devido sucesso com “Batman”, a Warner Bros. deu total liberdade para seu trabalho. Foi aí que a cidade de Gotham se tornou um verdadeiro palco de circo, o ambiente tornou-se psicodélico ao extremo.
Michael Kaeton retornou ao papel do Homem-Morcego - dessa vez não tão ofuscado. E devemos dar um desconto ao ator, já que alguns erros vieram do roteiro e não de sua atuação. Tirando a altura, Keaton fez bem o papel de Batman.
Michelle Pfeiffer entra para o projeto para viver a personagem Mulher-Gato. Talvez o grande destaque do filme - exceção de sua origem e algumas falas equivocadas que a atriz soltou no decorrer da película.
E devemos destacar Danny DeVito no papel de Pingüim. Indicado ao Framboesa de Ouro por seu papel no longa, DeVito fez um vilão com origem mutante e totalmente descaracterizado do original das HQs. Grunhidos desnecessários, três dedos nas mãos e comer peixes crus são apenas algumas de suas bizarrices.
Mas, apesar de tudo, o clima do longa é apreciável em determinadas ocasiões, ainda mais se for comparado com os filmes das próximas duas críticas. O que determinou a má recepção pelo público pagante foi a sua falta de compromisso com a realidade dos gibis do Cavaleiro das Trevas. E seu clima fantasioso foi o estopim para que a crítica mundial rejeitasse e ligasse a película a uma continuação de fracasso.
Ficha Técnica –
Título: Batman – O Retorno (Batman Returns).
Distribuição: Warner Bros.
Ano de Produção: 1992.
Faturamento nos Cinemas: 266,8 milhões de Dólares.
Elenco: Michael Keaton, Danny DeVito, Michelle Pfeiffer, Christopher Walken, Michael Gough e Pat Hingle.
Música de: Danny Elfman.
História de: Daniel Waters.
Produção: Denise DiNovi e Tim Burton.
Direção: Tim Burton.

0 comentários: