quarta-feira, 9 de julho de 2008

Especial "Why So Serious?" - Batman (1989)


Dessa vez, no nosso especial...Eu (Wilian)falo sobre a produção de Tim Burton do Homem-Morcego com Michael Keaton e Jack Nicholson

O ano era 1989, época em que divulgações virais não eram tão comuns ao redor do mundo. Num gesto de esperança, a Warner trouxe o Morcego de volta às telas cinematográficas. Os fãs não sabiam o que esperar de um diretor como Tim Burton e atores como Michael Keaton e Jack Nicholson.

Eis que o resultado foi um verdadeiro sucesso de bilheteria e aceitação. Uma cidade gótica tomava os cinemas mundiais; um arquiinimigo que gargalhava enquanto matava suas vítimas roubou os olhares dos expectadores; e, de quebra, havia o bilionário traumatizado e com sede de justiça que se vestia de morcego durante a noite.

Jack Nicholson era o destaque da película. Além de uma atuação brilhante, as luzes do longa se voltaram para o astro e a origem de seu personagem - não que isso tenha sido um ponto negativo, mas era para ser um filme do Batman. Desde então, sua atuação tem sido tomada como referência de vilão nas adaptações de histórias em quadrinhos. Mesmo estando um pouco fora de forma, fisicamente falando; o ator fez sua parte e deu conta do recado.

O baixinho Michael Keaton tentou ser o Batman. Não que a atuação do mesmo tenha sido um horror, mas é complicado enxergar algum ponto positivo no ator depois de ver o Homem-Morcego de Bale nas telonas.
Tim Burton deu seu clima a Gotham City, transformando a cidade em um ambiente psicodélico - apesar de seu tamanho total corresponder a um quarteirão. Em algumas partes, parecida com a metrópole que vemos nas HQs; em outras, sendo retocada pela mente doentia de Burton.

Ficha Técnica –

Título: Batman
Distribuição: Warner Bros.
Ano de Produção: 1989.
Faturamento nos Cinemas: 411, 3 milhões de Dólares.
Elenco: Jack Nicholson, Michael Keaton, Kim Basiger, Robert Wuhl , Pat Hingle, Billy Dee Willians, Michael Gough e Jack Palance.
Música de: Danny Elfman.
História de: Sam Hamm.
Produção: Jon Perters e Peter Guber
Direção: Tim Burton



0 comentários: