sábado, 3 de maio de 2008

Homem de Ferro, Por Vítor


O primeiro Blockbuster do ano de 2008 teve a sua estréia na Quarta-feira, assistido por mim na estréia mas criticado no sábado

Homem de Ferro é a primeira superprodução do ano a chegar às telas. Não podemos dizer que é perfeito, mas cumpre com a sua função. O filme é o primeiro projeto concebido inteiramente pela divisão cinematográfica da Marvel Comics, que até então, a editora vendia os direitos de seus heróis para outros estúdios. A Paramount ficou apenas como parceira na distribuição.

O filme é extremamente bem equilibrado, tem ação, humor, uma história bem amarrada e editada com ótimos efeitos especiais, muitas referências nerds aos quadrinhos, trilha sonora du cascalho tudo na sua medida certa.

O longa já abre com o pé direito: ao som do clássico: "Back in Black", do AC/DC e termina com "Iron Man", do Black Sabbath.

O maior acerto de Favreau foi ter realizado um filme para toda a espécie de público. Quem não gosta do herói nos quadrinhos, ou simplismente não o conhece, vai gostar de qualquer maneira. Nota-se que Jon Favreaou teve um carinho muito grande pelo personagem. E resolveu fazer até uma ponta no filme como o motorista Happy Hogan.



A idéia de levar o Homem de Ferro para a telona durou quase 20 anos, chegando a ter os nomes como Tom Cruise e Nicolas Cage sendo cotados para interpretar Tony Stark. Mas nessa..quem levou a melhor foi Robert Downey Jr.

O ator leva o filme no bolso. Toda a cena em que milionário está, o ator consegue a atenção. Conseguindo ter mais carisma até que o Stark dos quadrinhos. Downey Jr. conseguiu mostrar um Tony Stark de playboy, mulherengo e convencido para herói.



Junto com Robert Downey Jr. Temos Gwyneth Paltrow dando um tom certo pra Pepper Potts, fiel e atenciosa a Tony Stark, centrada e sempre preocupada em ser profissional. Os diálogos entre Tony e Pepper são ótimos. Outro nome no elenco é Jeff Bridge com uma atuação também muito boa encarnando o vilão megalomaníaco, Obadiah Stane (Monge de Ferro). Terminando o elenco temos Terence Howard numa participação curta, mas interagindo muito bem com Stark. Jarvis, o mordomo de Tony está bem diferente dos quadrinhos, apesar de manter um pouco de sua personalidade.

Todos os atores citados acima, agiram com muita naturalidade dando muito certo nos diálogos.



Os efeitos especiais? Está ótimo, em cenas de vôo, por exemplo. Dando um toque certo para a armadura em horas.

Quem for assistir as cópias dubladas não irá sair perdendo. Com a dublagem de Marco Ribeiro no bilionário Tony Stark. E direção de dublagem do também grande dublador Guilherme Briggs

O filme está ao mesmo nível de Homem-Aranha 1 e 2, X-Men 2 e Batman Begins. Não percam tempo nerds! Vá até o cinema mais próximo e confira Homem de Ferro...um dos filmes mais nerds dos ano ! Vem vindo aí uma ótima franquia. Além de tudo isso ainda sobra tempo para ter pequenas citações como seu inimigo Mandarim em que a organização terrorista 10 Anéis é referência direta a ele. Ou a SHIELD que é citada no final do filme. E terminando com o fim do crédito mostrando Samuel Mothafucker L. Jackson na pele de NICK FURY!!!

ENTÃO FIQUE APÓS OS CREDITOS!!! Se o zelador lhe expulsar roube a sua vassoura e tente ataca-lo, pois...eh...melhor não dizer sem gritar que isso é SPOOOOOOOOOOOOOOILEEEEEEEEEEEEEEEERR: (Passe o Mouse por cima para poder ler)

Nick Fury aparece sendo encarnado por Samuel L. Jackson na seguinte cena:
Jarvis dá boas vindas a Stark. Tony vê alguém parado, de costas pra ele, olhando a janela da sala. Nick Fury começa a falar “"Eu sou o Homem de Ferro". Você acha que é o único super herói do mundo? Sr. Stark, faz parte de um universo maior, só não sabe disso ainda”. Stark pergunta “Quem é você?”. Então ele responde “Ninck Fury, diretor da SHIELD. Eu estou aqui para falar do projeto Vingadores.”

O filme já vale o ingresso pelas nerdices e citações


0 comentários: